Google testa anúncios de empresas de viagens em resultados de buscas feitas por IA
Movimento revela uma tentativa do Google de adaptar seu lucrativo modelo de publicidade ao novo cenário da pesquisa baseada em IA
Pela primeira vez, o Google está exibindo anúncios de viagens em mecanismos de busca com IA generativa desenvolvidos por startups, um indicativo de como a publicidade pode ser integrada ao futuro das pesquisas online.
Algumas empresas estão criando seus próprios buscadores com inteligência artificial, inspirados em plataformas como ChatGPT e o próprio Gemini, do Google. Agora, graças a uma integração com o programa de publicidade do Google, essas startups podem incluir links patrocinados diretamente nos resultados gerados por IA.
Uma das primeiras a adotar esse modelo é a iAsk, que passou a exibir anúncios de empresas de turismo quando os usuários fazem perguntas sobre destinos. Segundo o site Skift, ao interagir com o chatbot da iAsk e buscar informações sobre viagens para Nova York, surgiram anúncios de marcas como Tripadvisor, Viator, American Airlines, Kayak, Furnished Quarters e CheapOair, além de outros sites de reservas menos conhecidos.
“Melhores maneiras de chegar a Nova York”, escreveu um usuário. Abaixo da resposta gerada por IA, apareceram anúncios da American Airlines e do Kayak, conforme mostra uma captura de tela publicada pela Skift.
O movimento revela uma tentativa do Google de adaptar seu lucrativo modelo de publicidade ao novo cenário da pesquisa baseada em IA. Atualmente, a empresa fatura bilhões de dólares por ano com plataformas como Expedia e Booking Holdings, por meio da exibição de anúncios patrocinados.
Com o avanço das ferramentas de IA generativa, a disputa pela atenção do usuário muda de formato — e o Google parece determinado a manter seu domínio mesmo em uma internet cada vez mais conversacional.