Booking.com rompe contratos com blogueiros de viagem após estratégia de gestão eficiente
A Booking.com começou a encerrar diversas parcerias diretas com criadores de conteúdo e blogueiros de viagem em todo o mundo. A decisão foi comunicada por e-mail, onde a plataforma informa que, por uma questão de alinhamento estratégico, essas colaborações não serão mais mantidas.
“Determinamos que nosso foco estratégico atual infelizmente não permite a continuidade de nossa parceria”, diz o comunicado enviado aos afiliados.
O aviso prevê um prazo de 30 dias para o encerramento definitivo dos contratos e convida os parceiros a migrar para o programa de afiliados da Awin, uma plataforma terceirizada, caso queiram continuar monetizando reservas feitas pela Booking, informou o portal Phocus Wire.
Estratégia global e reação da comunidade
Em resposta oficial, a Booking.com afirmou que as mudanças fazem parte de uma revisão interna de suas operações de afiliados.
“Revisamos regularmente nossos programas de afiliados para garantir que estejam gerando o melhor engajamento possível com a plataforma. Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência para os clientes e agregar valor aos nossos parceiros. Todas as mudanças e formas de atuação com nossa rede de afiliados seguem uma estratégia voltada à gestão eficiente e ao crescimento do desempenho desses parceiros”, declarou a empresa em nota oficial.
Para o site de viagens econômicas Kosupa Travel, a medida não está ligada a violações por parte dos parceiros, mas sim a uma “mudança estratégica ampla” que afeta muitos afiliados diretos.
“O momento e a uniformidade desses avisos sugerem uma mudança estratégica coordenada em toda a empresa, em vez de ações direcionadas contra parceiros específicos”, aponta o blog.
Nas redes, especialmente no Reddit, criadores manifestaram preocupação não apenas com o rompimento dos contratos, mas também com o destino das comissões pendentes de reservas já efetuadas.
Em resposta a um usuário, a Booking reforçou que entende as preocupações, mas que a decisão é definitiva:
“Reconhecemos que esta notícia pode suscitar questionamentos e o desejo por informações mais detalhadas. Conforme comunicado anteriormente, a Booking.com tomou a decisão de concluir nosso acordo, decisão tomada após cuidadosa consideração e revisão interna.”