HBX Group adquire Civitfun e aposta em tecnologia para digitalizar operações hoteleiras
Objetivo é desenvolver soluções como check-in e check-out sem contato, além de otimizar processos operacionais
O HBX Group, marketplace B2B especializado em tecnologia para o setor de viagens, anunciou a aquisição da Civitfun, empresa espanhola que desenvolve soluções digitais para o setor de hotelaria. O valor da negociação não foi divulgado, mas a iniciativa faz parte da estratégia da companhia de simplificar o ecossistema de viagens e acelerar a digitalização das operações hoteleiras.
A integração das plataformas une a infraestrutura tecnológica da Civitfun — que já está conectada a mais de 60 sistemas de gestão hoteleira (PMS) e atende 3.500 clientes em 36 países — à presença global e à capacidade de marketplace do HBX Group. “A parceria inaugura uma nova era de hospitalidade baseada em dados e totalmente conectada”, disse a empresa em comunicado.
O objetivo é desenvolver soluções como check-in e check-out sem contato, além de otimizar processos operacionais e criar novas fontes de receita para os hotéis com técnicas de cross-selling e upselling.
“Escolhemos investir na Civitfun porque a tecnologia deles realmente faz a diferença para os hotéis e seus hóspedes. Nosso objetivo sempre foi simplificar processos complexos e ajudar nossos parceiros a crescer. Essa colaboração fará exatamente isso – reduzindo dores operacionais, aumentando a eficiência e liberando tempo para que as equipes foquem no atendimento ao cliente”, afirmou Nicolas Huss, CEO do HBX Group.
Para Mariano de Oleza, diretor da Civitfun, a aquisição marca um novo capítulo. “Fazer parte do HBX Group é um marco importante para nós. Juntos, vamos criar novas oportunidades para hotéis ao redor do mundo, desde um check-in online fluido até estratégias de venda cruzada e upgrades personalizados”, afirmou.
A aquisição também ocorre em um momento positivo para o HBX Group, que passou a ser listado nas bolsas da Espanha em fevereiro e arrecadou €725 milhões em sua oferta pública inicial. No primeiro semestre de 2025, a companhia reportou receita de €319 milhões (aumento de 10% em relação ao ano anterior), com valor total de transações chegando a €3,4 bilhões e um EBITDA ajustado de €159 milhões, 14% acima do ano anterior.
Em 2023, a Civitfun havia adquirido a startup GRS, focada em reservas de grupos, e triplicado o número de funcionários, saindo de 10 para mais de 35 colaboradores.