Travel Tech Hub

  • Home
  • Comunidade
  • Marketplace
    • Travel Techs (beta)
  • Notícias
  • Faça Parte
  • TTH Day
  • Home
  • Comunidade
  • Marketplace
    • Travel Techs (beta)
  • Notícias
  • Faça Parte
  • TTH Day

Travel Tech Hub

Travel Tech Hub

  • Home
  • Comunidade
  • Marketplace
    • Travel Techs (beta)
  • Notícias
  • Faça Parte
  • TTH Day
Blog Post
HomeAIManus: novo agente de IA pode mudar o futuro das viagens? Especialistas divergem
AIBooking EngineStartups03/04/2025

Manus: novo agente de IA pode mudar o futuro das viagens? Especialistas divergem

Criado pela startup chinesa Butterly Effect, sistema foi projetado para sugerir roteiros

Após o boom em torno da DeepSeek, empresa chinesa de inteligência artificial, o Manus, um novo agente autônomo de IA, se tornou a nova aposta tecnológica do momento. Isso porque a ferramenta é vista por alguns especialistas como sendo capaz de impactar o setor de viagens ao ir além dos tradicionais chatbots e assistentes virtuais. 

Criado pela startup chinesa Butterly Effect, o sistema foi projetado para sugerir roteiros. Mas, qual a novidade nisso? O agente também executa tarefas na internet, como pesquisar e organizar informações detalhadas para viajantes. Ou seja, além de pesquisar, Manus promete resolver as demandas para organizar a sua viagem.

Diferente de ferramentas como o ChatGPT ou o Claude, que apenas geram textos e respostas dentro de um ambiente fechado, o Manus consegue navegar por diversos sites de turismo, como Tripadvisor, Cityunscripted e Japan-Guide, para montar roteiros personalizados. 

Em uma demonstração recente, a IA foi capaz de planejar uma viagem completa de sete dias entre Seattle e Japão, incluindo mapas, descrições de atrações, frases essenciais em japonês e dicas de viagem.

Em entrevista ao Travel Tech Hub, o neurocientista e futurista Álvaro Machado Dias explicou que, em uma ferramenta como essa, o planejamento de viagens se torna diferente — qualitativamente, e não simplesmente quantitativamente melhor —, pois é possível solicitar ao agente que selecione hotéis, colete os links e os envie por e-mail para o consumidor.

Além disso, é possível pedir para ele fazer cotações de passagens aéreas diretamente nos sites dos agregadores ou das companhias aéreas, por exemplo.

“Você pode pedir qualquer tipo de especificação na sua demanda para o agente de IA e, consequentemente, terá, na prática, uma personalização das suas recomendações. Você pode dizer: ‘Quero que encontre para mim as melhores ofertas de hotéis para um final de semana em Ilhabela, que aceitem cachorros e custem menos de R$ 1.500 para um casal’. O sistema buscará no Booking ou em outras plataformas para encontrar essas opções de hotel e enviará tudo para o consumidor”, disse Dias.

“Não é só um chatbot”

De acordo com Yichao Ji, cofundador e cientista-chefe da empresa, o Manus representa “a próxima evolução em IA”.

“Este não é apenas mais um chatbot ou fluxo de trabalho. É um agente verdadeiramente autônomo que preenche a lacuna entre a concepção e a execução. Enquanto outras IAs param na geração de ideias, o Manus entrega resultados”, afirmou Ji em um vídeo no site do Manus.

Yichao Ji, co-fundador e cientista chefe do Manus. Foto: Reprodução/Manus

O impacto de agentes autônomos na indústria de turismo foi destacado por Mario Gavira, vice-presidente de crescimento e marca da Kiwi.co. Para ele, a transformação desse setor “pode estar mais perto do que imaginamos”. No entanto, ele levanta dúvidas sobre a capacidade da ferramenta de contornar restrições de sites e realizar reservas diretamente para os clientes.

“É possível fazer uma customização, ainda que não tenha o mesmo nível de personalização oferecido por um agente de viagens. A ferramenta não substitui um agente de viagens de verdade.Definitivamente, não é algo que chegue ao nível de sofisticação e granularidade de uma pessoa. Está bem longe disso”, ressalta o neurocientista Álvaro Dias.

Concorrência e desafios

O lançamento do Manus ganhou notoriedade nas últimas semanas, especialmente após um artigo da Forbes descrevê-lo como “o primeiro agente totalmente autônomo do mundo”, enfatizando sua capacidade de realizar tarefas de forma independente. Por outro lado, a TechCrunch foi mais crítica, apontando limitações da tecnologia.

A chegada do Manus também acontece em meio à crescente disputa entre gigantes da tecnologia para avançar em modelos de IA cada vez mais potentes. A revelação do agente coincidiu com o lançamento do mais recente modelo de inteligência artificial do Alibaba, que a empresa afirma ser mais avançado que as soluções da OpenAI.

Já a OpenAI, por sua vez, lançou recentemente o Operator, um assistente com a capacidade de pesquisar e concluir transações. O modelo chamou atenção por incluir grandes empresas do setor de viagens, como Booking.com, Hipcamp, Priceline, Tripadvisor e Uber, entre suas parceiras.

ia Manus
PREV

Perplexity lança reservas de hotéis com IA em parceria com Selfbook e Tripadvisor

NEXT

Maioria dos viajantes de negócios deixaria a IA reservar suas viagens, diz pesquisa

Artigos recentes

  • Geotagging, TikTok e IA: as estratégias digitais de Foz do Iguaçu para atrair turistas globais
  • Turismo com blockchain: Butão é o primeiro país a aceitar cripto em todo o setor
  • Tripadvisor aposta em IA para atrair viajantes e impulsionar experiências
  • Airbnb agora permite reservar serviços e experiências além da acomodação
  • Itaipu abre edital para startups testarem soluções no turismo com até R$ 100 mil
Categorias
  • Agregadores e Distribuidores(5)
  • AI(47)
  • Back-Office(9)
  • Benefícios Corporativos(4)
  • Booking Engine(33)
  • Cia Aérea(23)
  • Destinos(14)
  • DIGITAL(17)
  • Eventos(14)
  • Expense(5)
  • Fintech(4)
  • Fintech(5)
  • Gestão de Atendimento ao Cliente(4)
  • Gestão de Campanhas Digitais(6)
  • Gestão de Despesas Corporativas(8)
  • Gestão de Eventos(3)
  • Gestão de Mobilidade(1)
  • Gestão de Viagens Corporativas(6)
  • Hotelaria(10)
  • Integradores(4)
  • Investimentos(20)
  • MARKETING(5)
  • Marketplace(15)
  • Metabuscadores(4)
  • Mobilidade(7)
  • NDC(3)
  • NEWS(75)
  • OBT(4)
  • OTA(5)
  • Plataformas de Reservas(12)
  • Produtos e Serviços para viajantes(7)
  • PUBLICIDADE(1)
  • RELEASES(4)
  • Soluções para hotelaria(9)
  • Startups(17)
  • TECH(25)
  • TIPS(1)
  • Travel Tech(27)
  • Viagens Corporativas(14)
Popular Tags
Aeroportos ai airbnb amadeus aviação Carnaval Check-in digital China conta simples e-commerce Embratur Emirates eventos expense fitur Google ia Inovação investiment kayak marketing Ministério do Turismo mobilidade navan ndc onfly phocuswright previsões produtos releases sabre sapconcur scottgalloway skift south summit startup startups swap tendencias tripadvisor Viagens Corporativas whatsapp wooba wttc zapier

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Outubro 2024
  • Setembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023

Copyright © 2023 Ureg by WebGeniusLab. All Rights Reserved