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DestinosDIGITALMARKETING24/02/2025

Marketing digital desafia destinos turísticos, mas tecnologia abre novas oportunidades

Relatório State of Destination Marketing 2025, da Sojern, aponta que 91% das DMOs utilizam redes sociais como parte das ações de marketing

As organizações de marketing de destino (DMOs) enfrentam desafios cada vez mais complexos na era digital. O relatório State of Destination Marketing 2025, da Sojern, revela que essas dificuldades vêm acompanhadas de expectativas crescentes e orçamentos cada vez mais pressionados.

“Desde lidar com a complexidade de campanhas multicanal até atender às necessidades de várias partes interessadas, as DMOs estão sob pressão constante para entregar resultados significativos”, destaca o estudo.

Apesar das barreiras, o relatório também aponta oportunidades promissoras para os destinos que souberem utilizar as tecnologias emergentes a seu favor.

A pesquisa mostra que 85% das DMOs mantêm ou aumentam seus investimentos em publicidade digital ano após ano. Entre as estratégias mais adotadas, a publicidade programática aparece como ferramenta essencial para 83% dos entrevistados devido à sua rastreabilidade. 

Além disso, 91% das DMOs utilizam redes sociais como parte de suas ações de marketing, sendo que 99% consideram essa uma das cinco principais plataformas para alcançar turistas.

No entanto, o estudo indica um desalinhamento entre os indicadores-chave de desempenho (KPIs) priorizados pelas DMOs e seus objetivos finais. Muitas organizações focam em métricas como cliques e engajamento de conteúdo, enquanto o verdadeiro desafio é converter essas interações em reservas e visitas.

“Embora cliques e impressões sejam mais fáceis de medir, eles nem sempre refletem o sucesso de uma campanha em atingir resultados tangíveis”, aponta o relatório. “Isso torna mais difícil para as DMOs justificarem seus esforços e demonstrarem seu valor. Superar essa divisão requer um alinhamento mais claro entre KPIs digitais e prioridades organizacionais.”

Oportunidades com novas tecnologias

A pesquisa também destaca a baixa adoção de soluções como personalização avançada e análise de dados aprofundada, áreas que poderiam otimizar campanhas e melhorar os resultados. O uso de inteligência artificial já vem sendo explorado por algumas DMOs na criação de conteúdo, mas a aplicação da tecnologia para aprimorar a segmentação de público e a mensuração de impacto ainda é pouco explorada.

Além disso, os especialistas apontam o uso de dados de geolocalização como um recurso promissor para aprimorar o desempenho das campanhas. A aposta em tecnologias emergentes pode ser a chave para que destinos turísticos consigam justificar investimentos e provar o impacto de suas ações no setor.

O estudo da Sojern foi realizado com base em dados da Benchmark Research Partners, com a participação de 200 DMOs ao redor do mundo. Organizações como Destination Canada, Brand USA, European Travel Commission e Caribbean Tourism Organization também colaboraram com a pesquisa.

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