Travel Tech Hub

  • Home
  • Comunidade
  • Marketplace
    • Travel Techs (beta)
  • Notícias
  • Faça Parte
  • TTH Day
  • Home
  • Comunidade
  • Marketplace
    • Travel Techs (beta)
  • Notícias
  • Faça Parte
  • TTH Day

Travel Tech Hub

Travel Tech Hub

  • Home
  • Comunidade
  • Marketplace
    • Travel Techs (beta)
  • Notícias
  • Faça Parte
  • TTH Day
Blog Post
HomeDIGITALNostalgia, cultura pop asiática e tecnologia personalizada em voos: Amadeus revela tendências do turismo em 2025
DIGITAL13/12/2024

Nostalgia, cultura pop asiática e tecnologia personalizada em voos: Amadeus revela tendências do turismo em 2025

Relatório Travel Trends for 2025 destaca inteligência artificial, voos com tecnologias personalizadas e hotéis como destinos 

A Amadeus divulgou recentemente seu relatório Travel Trends for 2025, que destaca as principais transformações que devem impactar o turismo global no próximo ano. Realizado em parceria com a agência de tendências Globetrender, o estudo utiliza dados da própria Amadeus e de fontes do setor para destacar cinco tendências principais.

Apesar de fatores emocionais estarem em evidência no relatório, como as lembranças de décadas passadas, a tecnologia se mostra como um dos fatores determinantes na hora de planejar e viver uma viagem. 

A inteligência artificial mais uma vez se destaca como uma aliada nas experiências dos viajantes, deixando as vivências mais imersivas e personalizadas. Confira abaixo as tendências mais relevantes do setor para 2025: 

  1. Nostalgia em alta: com o fenômeno da “retrospecção otimista”, viajantes buscam reviver momentos felizes do passado. Com isso, aumentam as buscas por destinos populares das décadas passadas e no retorno de formatos tradicionais, como acampamentos e viagens de excursão;
  2. Personalização por IA em voos: inteligência artificial, conectividade 5G e realidade virtual entram em fusão para criar experiências imersivas e adaptadas às preferências de cada passageiro, incluindo entretenimento personalizado a bordo;
  3. Hotéis como destinos: os hotéis estão se reinventando como experiências mais temáticas e dinâmicas. Exemplos incluem o Maryhill Estate, na Suécia, e o Reverb Hamburg, que transforma um bunker da Segunda Guerra Mundial em um espaço sofisticado.
  4. Renovação do turismo asiático: com a flexibilização de vistos e iniciativas como o programa de nômades digitais da Tailândia, a Ásia está preparada para atrair um público global novamente.
  5. Conexões fora do digital: alguns viajantes estão buscando conexões reais, seja em viagens solo ou festivais internacionais, como o World Pride 2025.

Revisitando o passado

Segundo Daniel Batchelor, vice-presidente de Marketing Corporativo Global da Amadeus, os viajantes estão buscando uma conexão mais profunda com pessoas e lugares mais do que nunca. “Veremos uma mistura de antigos favoritos e novas experiências imersivas”, disse o executivo.

A nostalgia também está moldando decisões culturais e turísticas, com a ascensão de destinos que revisitam memórias de infância ou juventude. Nos Estados Unidos, acampamentos de verão para adultos estão ganhando popularidade, enquanto destinos como Miami, ícone da era Miami Vice, voltam a atrair turistas.

Inovação nos voos 

Já no setor de aviação, a personalização será o grande destaque para aprimorar as experiências dos passageiros. Com tecnologias como o Wi-Fi de alta velocidade da Starlink e o uso de headsets de realidade virtual, como os Apple Vision Pros, os passageiros terão acesso a conteúdos e interações adaptados ao seu perfil.

O relatório destaca que as companhias aéreas estão utilizando sistemas algorítmicos para oferecer entretenimento e serviços personalizados, como filmes, séries e até sugestões de compras baseadas no histórico de preferências dos passageiros, especialmente membros de programas de fidelidade.

Com Wi-Fi de alta velocidade, os passageiros poderão acessar conteúdos durante o voo com a mesma facilidade de casa. Além disso, headsets de realidade virtual estão ganhando espaço, especialmente em classes premium, proporcionando experiências mais imersivas. 

Hotéis como destinos únicos

Em 2025, hotéis se tornarão atrações por si só, oferecendo experiências que conectam hóspedes à cultura, história e natureza locais. De acordo com o relatório Travel Trends for 2025, os exemplos incluem os charmosos Dhows moçambicanos restaurados em Jannah Lamu, no Quênia, e o clássico Maryhill Estate, na Suécia.

Enquanto muitos desses hotéis são independentes, grandes redes também estão inovando. O Reverb Hamburg, da Hard Rock, ocupa um bunker da Segunda Guerra Mundial; a Bunkhouse nos EUA oferece experiências boutique no Texas, Califórnia e Kentucky; e o Edition Lake Como, da Marriott, abrirá em uma mansão italiana do século XIX. Grupos como Accor também investem no conceito boutique, com a Handwritten Collection, que terá 17 hotéis até 2025.

Ásia além das belezas naturais

O relatório aponta ainda que a renovação do turismo asiático pode ser um dos destaques em 2025, especialmente com o Japão e a Tailândia oferecendo novos incentivos para atrair visitantes. 

A cultura pop é outro fator impulsionador destes destinos, com séries como Squid Game e Shōgun despertando o interesse pelo leste asiático.

“Veremos uma mistura de antigos favoritos e novas experiências imersivas, com estadias únicas colocando destinos no mapa. A Ásia está pronta para um renascimento do turismo, enquanto também estamos vendo um aumento nas viagens solo espontâneas, à medida que as pessoas buscam mais experiências autênticas e fora das telas”, disse em comunicado Daniel Batchelor, vice-presidente, Marketing Corporativo Global e Comunicações da Amadeus. 

Conexões reais

O boom tecnológico não tirou dos viajantes o desejo de conexões reais entre culturas. Viajantes estão deixando os aplicativos de lado e explorando o mundo para fazer novas amizades e até encontrar romance presencialmente. 

As tendências para 2025 indicam uma busca por conexões genuínas, com viagens em grupo ou solo que promovam interação. Dados da Amadeus mostram que as viagens solo aumentaram 15,6% em 2023 e mais 9,2% em 2024.

Iniciativas como as viagens “Solo-ish” da G Adventures combatem a solidão, enquanto o app TimeLeft conecta viajantes para jantares em mais de 60 países. Além disso, o turismo de festivais cresce, como o World Pride 2025, que reunirá a comunidade LGBTQ+ em Washington DC.

“É importante prever as mudanças nas formas como as pessoas estão explorando o mundo e as forças de influência que estão determinando suas decisões. A parceria com a Amadeus na produção deste relatório Travel Trends 2025 significa que juntos podemos ajudar as empresas a antecipar com sucesso as necessidades e demandas dos viajantes de amanhã”, comentou Jenny Sulan, fundador e CEO da Globetrender. 

amadeus tendencias
PREV

Produto e Tecnologia no Centro das Estratégias Empresariais: Insights do Leading Tech Report 2024

NEXT

United Airlines integra localização do Air Tag em seu app para recuperação rápida de bagagens

Artigos recentes

  • Turismo com blockchain: Butão é o primeiro país a aceitar cripto em todo o setor
  • Tripadvisor aposta em IA para atrair viajantes e impulsionar experiências
  • Airbnb agora permite reservar serviços e experiências além da acomodação
  • Itaipu abre edital para startups testarem soluções no turismo com até R$ 100 mil
  • Google testa anúncios de empresas de viagens em resultados de buscas feitas por IA
Categorias
  • Agregadores e Distribuidores(5)
  • AI(46)
  • Back-Office(9)
  • Benefícios Corporativos(4)
  • Booking Engine(33)
  • Cia Aérea(23)
  • Destinos(13)
  • DIGITAL(17)
  • Eventos(14)
  • Expense(5)
  • Fintech(4)
  • Fintech(5)
  • Gestão de Atendimento ao Cliente(4)
  • Gestão de Campanhas Digitais(6)
  • Gestão de Despesas Corporativas(8)
  • Gestão de Eventos(3)
  • Gestão de Mobilidade(1)
  • Gestão de Viagens Corporativas(6)
  • Hotelaria(10)
  • Integradores(4)
  • Investimentos(20)
  • MARKETING(5)
  • Marketplace(15)
  • Metabuscadores(4)
  • Mobilidade(7)
  • NDC(3)
  • NEWS(74)
  • OBT(4)
  • OTA(5)
  • Plataformas de Reservas(12)
  • Produtos e Serviços para viajantes(7)
  • PUBLICIDADE(1)
  • RELEASES(4)
  • Soluções para hotelaria(9)
  • Startups(17)
  • TECH(25)
  • TIPS(1)
  • Travel Tech(27)
  • Viagens Corporativas(14)
Popular Tags
Aeroportos ai airbnb amadeus aviação Carnaval Check-in digital China conta simples e-commerce Embratur Emirates eventos expense fitur Google ia Inovação investiment kayak marketing Ministério do Turismo mobilidade navan ndc onfly phocuswright previsões produtos releases sabre sapconcur scottgalloway skift south summit startup startups swap tendencias tripadvisor Viagens Corporativas whatsapp wooba wttc zapier

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Outubro 2024
  • Setembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023

Copyright © 2023 Ureg by WebGeniusLab. All Rights Reserved